Da fresca sub-região de Chablis,Borgonha elaborado 100% com a Chardonnay. O vinho amadurece cerca de 6 meses sobre as lias( leveduras), técnica que aporta complexidade e untuosidade ao vinho. Ainda encontramos notas de mel no nariz e um toque mineral em boca, característico do solo extremamente calcário da região ( Kimerdgiano). Sua ótima acidez é ideal para harmonizar com pratos.
Nariz: O Chablis é conhecido por seus aromas cítricos (limão, lima), frutas verdes (maçã verde, pera) e notas florais delicadas. Paladar: No paladar, é fresco, com alta acidez, mineralidade acentuada (muitas vezes descrita como "pedra molhada") e um toque de salinidade, resultante do solo rico em calcário e fósseis marinhos (Kimmeridgian). Geralmente, os Chablis são vinhos de corpo leve a médio, raramente passam por barricas de carvalho, para preservar sua pureza e frescor.
HARMONIZAÇÃO: •Frutos do mar: Ostras, mexilhões, camarões e lagostas. •Peixes: Peixes brancos grelhados ou sashimi. •Queijos: Queijos de cabra frescos ou queijos leves e cremosos. •Pratos leves: Saladas com frutos do mar ou molhos à base de limão.