Acetos ou vinagres balsâmicos se diferenciam dos demais vinagres de vinho tinto, pelo método de elaboração, na qual o mosto da uva tinta é cozido em temperatura controlada. Nesse processo, ocorrem a fermentação alcóolica e acética de forma simultânea, o que resulta em maior concentração de açúcares e caramelização, fatores que influenciam na cor e sabor do produto.
La Boníssima é uma empresa familiar fundada em 1890, que produz um dos mais celebrados e tradicionais vinagres balsâmicos de Módena.
Esse balsâmico especial é elaborado com certificação vegana (sem nenhuma possibilidade de contaminação de proteína animal para clarificação, processo comum na elaboração de vinhos).
Emoldurado em um lindo e sofisticado estojo, esse aceto especial tem sabor agridoce equilibrado, acidez discreta e agradável, com aromas de frutas maduras, baunilha, especiarias, leves toques de madeira, com densidade aveludada, quase cremosa, deixando uma sensação muito agradável em boca.
Para explorar sabores veganos, é um vinagre que enriquece todas as preparações com tofu natural ou defumado, risoto de verduras, marinados de abobrinha, berinjela, pimentão vermelho e cogumelos, antes de grelhá-los.
Para que conste no rótulo a designação de “Balsâmico de Módena", necessariamente, precisa ser envelhecido, no mínimo, por 9 meses.